Senhor Omúlu
Qual a diferença entre Omolu orixa e Omúlu Exu?

Primeiro quando falamos em Omolu a primeira coisa que temos que prestar atenção é exatamente um dos detalhes mais pequenos, a grafia. Omolu quando escrito assim se refere ao orixá também conhecido como Obaluaiê (no Candomblé) ou Xapana (na Nação) o que é um erro comparar com Omúlu, que quando escrito assim se refere à entidade que se apresenta como Exu na linha de Quimbanda.

Exu Omúlu(Senhor Omúlu)

O Sr. Exu Omúlu é o guardião do cemitério, conta sua história que ele se abrigou no cemitério durante tempos difíceis e enquanto encarnado, inclusive dormindo em uma tumba, em certo momento histórico defendeu seu chão, e, recebendo um golpe na fronte caiu morto em sua tumba. Paga o carma de sua vida, de erros cometidos antes de se abrigar no cemitério.

Seus trabalhos, assim como toda linha de caveiras é eclético, atua em distintas áreas, mas tem a morte como sua companheira predileta e é nesta área que sua força reside. O Sr. Exu Omúlu deve ser sempre saudado nas entradas e saídas de cemitérios, sua força está na sepultura entreaberta, ou na cova ainda não preenchida, é alí que recebe suas oferendas e seus filhos e filhas.

No culto nagô é chamado de Omúlu, senhor Supremo dos cemitérios incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresentando-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca, tendo que ser levantado por médium de muita firmeza.

Comandando uma das mais poderosas Linhas da Quimbanda, a Linha das Almas, senhor de um grande poder comparado apenas ao Maioral, “Seo Lúcifer”, Quando solicitado trabalha para minimizar o sofrimento dos filhos, recebendo obrigações presentes e solicitações no cruzeiro do cemitério, possuindo dois grandes colaboradores, Exu Caveira e Exu da Meia-Noite.

Todavia, se observa uma deturpação nessa concepção, pois tratam-se de entidades diferentes, embora relacionados à zona de vibração similar (cemitérios ou calunga pequena). Na verdade, o Exu na Umbanda não é visto como um demônio, mas como um guardião, responsável pela execução da lei de causa e efeito, auxiliando na proteção de médiuns e terreiros contra as investidas de espíritos atrasados (quiumbas).